Ola! meninas... Sei que vcs gostam de ver novidades  e lançamentos sobre esmaltes , dicas  e etc... mas separei esse post , para falar sobre como cuidar das unhas... pois não adianta   nada  ver novidades , aprender  novas dicas , e não ter uma unha bonita e saudável para  colocar em prática tudo isso ... concordam? O post é um pouco "grandinho" rsrs... mas vale a pena ler tudinho...


 As mãos são o nosso cartão de visitas. Portanto, cuidar bem delas é uma obrigação de quem se preocupa com sua beleza e saúde. E não pense que isso é coisa apenas para mulheres. Os homens também devem se preocupar com a higiene e a estética de suas mãos. Então, quando falamos de mãos, logo nos vem à mente o nosso enfoque: as unhas. As unhas são feitas de uma proteína chamada queratina e as substâncias que ajudam o corpo a fabricá-la vêm das plantas. A propósito, as unhas são feitas do mesmo material que os cascos de cavalo, esporões de pássaros, penas, chifres de boi, garras de urso e até cabelo. Grosseiro, mas verdadeiro. As unhas crescem como cabelo. Crescem de uma raiz que está no início de suas unhas. Esta é a única parte da unha que está viva. A parte que aparece nos dedos está morta, é por isso que não dói quando as cortamos.


Como toda e qualquer parte do nosso corpo, as unhas estão sujeitas a doenças, infecções e deformações causadas por alguma deficiência alimentar ou por algum outro problema físico. Veja aqui alguns exemplos:







*Unhas Deformadas: Unhas côncavas, em forma de colher, podem ser sinal de deficiência em ferro, o que causa anemia. 


*Unhas Lascadas, fendidas ou quebradiças: geralmente trabalho pesado, prolongada imersão na água, falta de cuidados ou, algumas vezes, insuficiência de gorduras insaturadas na dieta alimentar resultam em unhas quebradiças. O correto, nesse caso, é utilizar luvas de trabalho ou de borracha.


*Espigões: mergulhar as mãos muitas vezes em água pode fazer com que a camada de pele exterior separe da cutícula, dando origem a tiras de pele levantadas e dolorosas, chamadas espigões. Para evitar a inflamação, apare a pele morta com uma tesoura para unhas bem afiada e mantenha suas mãos sempre limpas.


*Unhas Soltas: A utilização regular de fortificantes de unhas que contêm formaldeído pode fazer com que as unhas se separem da pele, dando passagem aos germes. Este problema pode demorar um pouco para desaparecer; a cura pode vir mais rápido cortando as unhas o mais rente possível e evitando a utilização de todo tipo de fortificantes que contenham formaldeído.


*Unhas Negras ou Roxas: manchas escuras por baixo das unhas aparecem, geralmente, com fortes pressões ou pancada. Na maioria dos casos essas manchas acabam desaparecendo. Porém, se a hemorragia for extensa a unha poderá soltar e cair, substituída, depois de algum tempo, por uma nova.


*Unhas Pálidas: pode ser um sinal de anemia ou revelar problemas de fígado. As unhas voltarão a ter um aspecto normal, uma vez tratadas. Pintas Brancas: indicam escassez de zinco ou de vitamina A na dieta alimentar. Tente introduzir em suas refeições mais espinafre, cereais integrais e sementes de girassol...


*Unha encravada: é um problema comum, mais freqüente nas unhas dos pés, causado pelo corte errado das unhas ou sapatos apertados, fazendo com que a unha se curve para baixo, crescendo para dentro da pele. Poderá ser doloroso e infeccionar. Nesse caso, o mais correto é consultar um especialista: o podólogo. 





2 comentários:

Danielle disse...

Super importante esse post guria! Parabéns pelo blog lindo.
Vi sua divulgação no grupo do facebook e estou te seguindo.
Ficaria muito feliz de te ver como seguidora do meu bloguinho. Me faz feliz? rs
Beijo grande e bem saudável!
http://talkingaboutwithdani.blogspot.com

Colecionadora de esmaltes disse...

Nossa, adorei esse post anjo..
Super informativo..maravilhoso..parabéns...

Bjos

http://colecionadoradeesmaltes.blogspot.com